Pular para o conteúdo

Contabilidade Geral – CEBRASPE – 2023 – SEFIN Fortaleza – Questão 13

A respeito do tratamento contábil de itens do imobilizado, julgue o item a seguir.

Um terreno utilizado como pedreira, com vida útil limitada em 30 anos, deve ser depreciado separadamente de um edifício utilizado por entidade para a execução de atividades administrativas, já que, no caso da pedreira, o terreno deve ser depreciado de modo a refletir os benefícios a serem dele retirados.

Alternativas
Certo
Errado

—————————————

A resposta aborda o assunto relacionado ao CPC 27 – Ativo Imobilizado, especificamente sobre o tratamento contábil de itens do imobilizado.

De acordo com o item 58 do CPC 27, terrenos e edifícios são considerados ativos separáveis e devem ser contabilizados separadamente, mesmo quando são adquiridos em conjunto. Exceto em casos de pedreiras e locais usados como aterro, os terrenos possuem vida útil ilimitada e, portanto, não são depreciados. Já os edifícios possuem vida útil limitada e são ativos sujeitos a depreciação. Vale ressaltar que o aumento de valor de um terreno no qual um edifício está construído não afeta o valor contábil do edifício.

Com base nessa análise, fica claro que a pedreira e o edifício devem ser depreciados separadamente, uma vez que são dois ativos distintos registrados de forma independente e não possuem nenhuma conexão entre si.

Portanto, concordo com a afirmação de que a resposta está correta.

—————————————-

Dúvidas na resposta? Encontrou algum erro de resolução?
Entre em contato conosco através do email: contato@portalcontabilidadefacil.com.br