A Cia. Varejista Alfa comprou da Cia. Industrial Beta um estoque de mercadorias para revenda por R$1.000.000, para pagamento em 60 dias.
A Cia. Varejista Alfa fez um acordo com o Banco X para que este antecipasse o valor para a Cia. Industrial Beta, configurando uma operação de “Risco Sacado”. No acordo, foi estabelecido que a Cia. Varejista Alfa pagaria o montante devido ao Banco X na data do vencimento. Além disso, foram mantidas as condições inicialmente estabelecidas na compra.
Considerando a melhor qualidade da informação de acordo com a essência sobre a forma, a dívida deve ser apresentada no Balanço Patrimonial da Cia. Varejista Alfa, após o acordo com o banco, na conta
Alternativas
a) fornecedores, no passivo.
b) financiamentos, no passivo.
c) outras contas a pagar, no passivo.
d) retenções contratuais, no patrimônio líquido.
e) reserva para contingências, no patrimônio líquido
—————————————
Resposta: A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu uma manifestação a respeito dessas transações através do Ofício-Circular CVM/SNC/SEP nº 01/2017. Segundo a CVM, a empresa compradora deve contabilizar as obrigações resultantes dessas transações como passivo circulante, isto é, reconhecendo-as como obrigações de fornecedores. Essa determinação baseia-se no fato de que, caso as obrigações fossem contabilizadas como financiamentos, haveria a possibilidade de distorções significativas nas informações contábeis. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
—————————————-
Dúvidas na resposta? Encontrou algum erro de resolução?
Entre em contato conosco através do email: contato@portalcontabilidadefacil.com.br