Pular para o conteúdo

Contabilidade Geral – CEBRASPE – 2023 – MPE-RO – Analista em Auditoria – Questão 5

No que diz respeito ao levantamento do balanço patrimonial em conformidade com a legislação societária e os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens a seguir.
I Devem-se segregar os créditos a receber em clientes comerciais e partes relacionadas.
II No reconhecimento inicial, a entidade deve mensurar os títulos de emissão de terceiros pelo seu custo de aquisição.
III A sociedade pode evidenciar os imóveis para investimento pelo seu valor de custo, mas simultaneamente é obrigatória a mensuração a valor justo.
Assinale a opção correta.
Alternativas
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas os itens I e III estão certos.
d) Apenas os itens II e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.

—————————————

Resposta: A questão em análise aborda pronunciamentos contábeis e nos solicita que identifiquemos a alternativa correta.

Vamos analisar os itens:

I – É necessário separar os créditos a receber em clientes comerciais e partes relacionadas.

Correto. De acordo com o CPC 26, é necessário detalhar as subclassificações dos créditos a receber de acordo com os requisitos dos pronunciamentos técnicos do CPC e a dimensão, natureza e função dos montantes envolvidos. Dessa forma, as contas a receber são segregadas em montantes a receber de clientes comerciais, contas a receber de partes relacionadas, pagamentos antecipados e outros montantes.

II – No reconhecimento inicial, a entidade deve mensurar os títulos de emissão de terceiros pelo seu custo de aquisição.

Incorreto. Conforme o CPC 08, o registro inicial dos recursos captados de terceiros, classificados como passivo exigível, deve corresponder ao valor justo líquido dos custos de transação atribuíveis à emissão do passivo financeiro.

III – A empresa pode evidenciar os imóveis para investimento pelo seu valor de custo, mas ao mesmo tempo é obrigatório mensurar a valor justo.

Correto. De acordo com o CPC 28, todas as entidades devem mensurar o valor justo das propriedades para investimento para fins de mensuração (se utilizarem o método do valor justo) ou de divulgação (se utilizarem o método do custo). É encorajada, mas não obrigatória, a mensuração do valor justo das propriedades para investimento com base na avaliação de um avaliador independente qualificado e experiente no local e na categoria da propriedade que está sendo avaliada.

Portanto, os itens I e III estão corretos.

Nova resposta: Letra C.

—————————————-

Dúvidas na resposta? Encontrou algum erro de resolução?
Entre em contato conosco através do email: contato@portalcontabilidadefacil.com.br